Recomendação Literária: As mentiras de Locke Lamora

Hoje vou falar de um livro que me marcou muito, sem a menor dúvida um dos melhores livros de aventura escritos neste século. As mentiras de Locke Lamora é totalmente diferente do que estamos acostumados a ler, nele seguimos a estória de cinco ladrões passando golpes na fabulosa cidade de Camorr e em seu entorno, mas não se engane pensando que são ladrões que dividem o lucro com os menos afortunados, a razão de seus articulados golpes é apenas um, diversão. 

" Se ele estivesse com o pescoço cortado e um galeno estivesse tentando costura-lo, Lamora roubaria a agulha e o fio e morreria rindo. Ele... rouba demais."




Locke é o chefe do bando, foi agraciado desde a tenra idade com uma notável inteligência e perigosa ambição. É um jovem magro, baixo e fraco que não aparenta ter nada de especial mas como ele mesmo diz, "Não há liberdade maior do que ser constantemente subestimado". 


No livro nossos amados cinco ladrões irão enfrentar o maior inimigo de suas vidas, o poderoso Rei Cinza que contrata um poderoso mago e uma enorme trupe de assassinos para tomar o controle da cidade de Camorr. Mas não pense que é impossível para apenas cinco pessoas enfrentarem um exército quando ao seu lado se tem o Espinho de Camorr, o maior ladrão de todos os tempos. Não ficou convencido? então ouça da boca do próprio ladrão, "Não preciso de ninguém para me lembrar que estamos mergulhados em água escura até o pescoço. Só peço a vocês que se lembrem de que os malditos tubarões somos nós."


Fica aqui então essa recomendação, não entrei muito em detalhes sobre a trama para não estragar sua experiência. Tenho certeza que se você ler irá se apaixonar pelo livro, e caso ainda não esteja convencido vou deixar aqui em baixo algumas belas citações que considero simplesmente magníficas.


 — Pulga, Locke é nosso irmão e nosso amor por ele não tem limites — falou Calo. 
 — Mas as três palavras mais fatais de toda a língua Terim são “Locke teria apreciado”. 
 — Comparáveis apenas a: “Locke me ensinou um truque novo”  — emendou Galdo. 
 — A única pessoa que se safa com os golpes de Locke Lamora... 
 — ... É Locke Lamora... 
 — ... Porque nós achamos que os deuses o estão poupando para uma morte realmente grandiosa. Algo com facas e ferros incandescentes... 
 — ... E cinquenta mil espectadores aplaudindo.


   — Eu só roubo porque minha querida família precisa do dinheiro para viver! — Locke Lamora fez essa afirmação com o copo de vinho erguido bem alto. (...) Os outros puseram a vaiar e entoaram em coro: 
 — Mentiroso! 
 — Eu só roubo porque este mundo cruel não permite que eu tenha um trabalho justo! — exclamou Calo, erguendo o próprio copo. 
 — MENTIROSO! 
 — Eu só roubo porque tenho que sustentar meu pobre irmão preguiçoso, cuja indolência partiu o coração de nossa mãe! – Galdo deu uma cotovelada em Calo.
 — MENTIROSO! 
 — Eu só roubo porque estou convivendo temporariamente com maus elementos – disse Jean. 
 — MENTIROSO! 
 Por fim, o ritual chegou a Pulga, que ergueu o copo com um leve tremor e berrou: 
 — Eu só roubo porque é muito divertido, porra! 
 — VIGARISTA! 




Comentários